Saiba como cobrar dívidas de alto valor e recuperar a saúde financeira da sua empresa neste texto.
A inadimplência é um problema comum a todas as empresas. A taxa de inadimplência varia entre uma empresa e outra, ainda assim, o Banco Central do Brasil considera que 5% é uma margem comum. Mas, em momentos de incerteza econômica esse índice tende a crescer, principalmente quando a dívida é de um valor alto.
É importante que você saiba como cobrar dívidas de alto valor antes que o déficit comprometa o funcionamento da sua empresa. Para garantir que você receberá o valor devido é preciso cautela e atenção aos movimentos. Vamos aprender como cobrar dívidas de alto valor.
Leia mais sobre: Como cobrar um cliente com técnicas simples e eficientes
Como cobrar dívidas de alto valor – 1° PASSO: CONTATO PESSOAL
Mesmo em tempos tecnológicos, nada substitui um bom aperto de mão. Ao primeiro sinal de atraso de pagamento, procure o responsável pela empresa como o sócio, diretor financeiro ou uma pessoa que tenha gerência e competência para resolver o problema.
Este contato deve ser em tom amigável e respeitoso, quase como um lembrete. Utilize a oportunidade para fixar um prazo final para quitação da dívida. Caso seja do seu interesse negociar o valor para garantir o pagamento, demonstre explicitamente ao seu devedor, propondo um novo plano de pagamento, por exemplo.
É importante que a cobrança seja imediata ao atraso para que o devedor entenda que sua empresa não ficará inerte frente à falta de pagamento e responda de forma imediata.
Como cobrar dívidas de alto valor – 2° PASSO: COBRANÇA ELETRÔNICA
Não surtindo efeito do encontro pessoal, encaminhe uma nova cobrança via e-mail, documentando seu interesse em receber o valor, abrindo a possibilidade para negociação de um novo plano de pagamento novamente.
Como esta é a sua primeira cobrança formal, deixe clara a necessidade de receber o pagamento, apresentando um novo prazo. Essa comunicação deve obedecer aos padrões formais, com uma linguagem simples e direta.
Informe, ainda, as consequências jurídicas no caso da manutenção da dívida. Mas sempre em tom respeitoso, sem configurar uma ameaça. Tenha o cuidado de fazer o envio em horário comercial para que o devedor não se sinta importunado.
Qualquer passo em falso ou palavra desmedida pode voltar-se contra você, uma vez que, conforme o artigo 42 do Código de Defesa do Consumidor: “na cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto a ridículo, nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça”. Ou seja, além de não receber seu valor devido, você ainda pode ser acusado de desrespeito.
Leia mais sobre: Toda empresa precisa de um advogado?
Como cobrar dívidas de alto valor – 3° PASSO: NOTIFICAÇÃO EXTRAJUDICIAL
Não havendo sucesso nas primeiras tratativas, o próximo passo para cobrar dívidas de alto valor é a notificação extrajudicial. A Notificação extrajudicial é uma comunicação que qualquer pessoa faz com outra pessoa física ou jurídica com objetivo de resolução de conflitos entre as partes sem a necessidade de ir à justiça.
Esta ainda é uma forma de resolver conflitos de maneira amigável, sem que você precise seguir para meios legais para receber sua dívida. Isso porque a comunicação extrajudicial é uma prova de boa-fé da empresa, que buscou resolver a situação amigavelmente.
Neste documento devem constar: detalhes do caso concreto, relato do fato ocorrido, legislação que envolve o caso, advertência de ingresso de ação judicial e por fim um prazo para resposta e possível acordo. Assim, você se impõe de maneira mais incisiva na cobrança, mas sem precisar arcar com os custos e o desgaste de uma ação judicial.
Para fins de validação procure cartório de títulos e documentos ou utilize o serviço dos Correios através de carta com AR (Aviso de Recebimento) para efetuar a entrega da notificação extrajudicial.
Você ainda pode optar por utilizar a Central Nacional de Registro de Títulos e Documentos e de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, também conhecida como RTDPJ Brasil, como um meio de envio de notificação extrajudicial eletrônica, muito mais fácil e rápido de emitir.
Caso a notificação também não surta efeito, o documento serve como mais uma prova da sua tentativa de cobrança e resolução da sua parte em uma futura ação judicial. A notificação extrajudicial tem o efeito de constituir mora no caso de relações de consumo onde a parte pagadora não cumpre com suas responsabilidades.
A emissão de uma notificação extrajudicial gera uma certidão, que comprova legalmente que o documento chegou a seu destinatário, e que o mesmo está ciente de seu conteúdo, mesmo que a pessoa se recuse a discutir a respeito da ação.
Leia mais sobre: Contrato de Prestação de Serviços: por que fazê-lo e que itens não podem faltar
Como cobrar dívidas de alto valor – 4° PASSO: ASSESSORIA JURÍDICA ESPECIALIZADA EM COBRANÇA
A última atitude que você pode tomar antes de entrar com um processo de cobrança na justiça é contratar uma assessoria jurídica especializada em cobrança. O papel do advogado na recuperação de créditos é, acima de tudo, buscar resolução das demandas inicialmente pela via extrajudicial.
Como cobrar dívidas de alto valor – 5° PASSO: AÇÃO JUDICIAL DE COBRANÇA
Enfim, caso nem a assessoria tenha sucesso na cobrança extrajudicial, a opção que resta são os meios legais. Nessa hora você pode continuar contando com o serviço da assessoria para acionar o devedor.
Para iniciar com o processo será necessária toda documentação produzida até o momento, bem como, o contrato, nota fiscal ou documento que comprove a contração da dívida.
Basicamente, existem duas formas para receber por meio judicial o pagamento de uma dívida. Estes meios são:
Ação de cobrança: O devedor será citado para responder essa ação por meio de algum instrumento jurídico como a contestação. Entretanto, o credor deverá impugnar a resposta do devedor a fim de obter a sentença do juiz.
Ação de execução: O devedor é citado para realizar o pagamento em até três dias ou nomear seus bens para penhora.
A partir de então você pode confiar na empresa contratada para encaminhar o processo e recuperar seu crédito mediante ação judicial. A via judicial pode ser ágil, depende do caso concreto. Habitualmente, as empresas procuram negociar e adotar medidas para solucionar o problema e encerrar a ação. Certamente isto acontece pela razão que, não desejam ter seus bens penhorados e, prezam pela sua reputação diante do mercado e da sociedade.
Leia mais sobre: 5 fatos que você precisa saber sobre Assessoria Jurídica Empresarial
Bom, estes são os passos de como cobrar dívidas de alto valor, esperamos que nosso conteúdo tenha o ajudado. Se você ficou com alguma dúvida, não hesite em nos contatar!