Como cobrar um cliente com técnicas simples e eficientes

como cobrar um cliente

Já se pegou em uma saia justa com aquele cliente que atrasou o pagamento do seu serviço ou produto? Essa é uma situação delicada, mesmo, e a pergunta que vem à mente é: como cobrar um cliente? Pois saiba que utilizando das técnicas corretas e aplicando o respeito e a empatia, você pode ter muito êxito na sua cobrança.

Segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC), apesar do número de endividados ter subido em 2020, houve queda na inadimplência. Isso significa que, os consumidores ainda conseguem honrar seus débitos. E, precisamos lembrar que há inúmeros fatores que podem acarretar nessa situação. Desde o esquecimento à falta de renda para quitar as dívidas.

Então, não tenha receio de contatar seu cliente e lembrá-lo daquela pendência financeira que ele tem com você. Assim como em qualquer relação, a abordagem em como cobrar um cliente é fundamental para estabelecer essa conversa. Dessa forma, vamos contar para você algumas boas práticas de cobrança que podem lhe ajudar na hora de conversar com seu consumidor.

Mesmo que a situação seja delicada e que você não se sinta confortável, pense que é seu trabalho. E a remuneração por seu esforço é seu direito. Portanto, aposte em técnicas que sejam suas aliadas quando chegar a hora de cobrar aquele cliente esquecido.

Práticas assertivas de como cobrar um cliente

Nessa tarefa de fazer a cobrança de uma dívida, a forma de abordar e o tipo de conversa que se desenvolve é muito importante. Pois, ao menor sinal, é possível perder o cliente e ainda não receber pelo valor devido. Dessa forma, não podemos esquecer que, antes de tudo, estamos tratando com pessoas e suas vulnerabilidades. 

Mas, obviamente, você também precisa focar no valor do seu trabalho e de que a sua remuneração é o reconhecimento do valor do seu tempo, esforço e conhecimento. Por isso, técnicas de como cobrar um cliente têm que estar sempre na sua lista de aprendizados como empreendedor.

Listamos aqui algumas práticas que podem guiá-los quando for necessário ter essa conversa com um de seus consumidores.

Envie lembretes preventivos

É interessante estabelecer na sua rotina de atividades o disparo de mensagens que reforcem os prazos de pagamento. Como cobrar um cliente após o vencimento do prazo pode ser uma situação mais desagradável, que tal prevenir? Tomando os devidos cuidados com a Lei Geral de Proteção de Dados, a sua empresa pode se beneficiar de canais de comunicação simples como: SMS, mensagem em aplicativos de conversa (WhatsApp, Telegram, etc), e-mails.

Em alguns casos, uma notificação sobre a dívida é suficiente para resolver o problema do pagamento. Além de ser uma forma informal e pouco invasiva de lembrar o devedor.

Pratique a empatia

A comunicação que você utiliza para realizar a cobrança é fundamental. Por isso, invista nas técnicas de comunicação não violenta na hora de abordar seu consumidor. A empatia, nessas horas, é uma qualidade que precisa ser posta em prática. Demonstre que você se importa e ouça seu consumidor.

Antes de ser um cliente, há uma pessoa vivendo situações particulares, que podem interferir na dívida que possui com o seu negócio. Por isso, busque entender o momento que seu cliente vive e, na medida do possível, ofereça condições de pagamento condizentes com a sua realidade. 

Ao tomar essa atitude, de se colocar no lugar do outro, você cria uma relação de parceria com o público. E isso é muito valioso para uma conexão de longo prazo entre empresa e cliente, até mesmo para estabelecer essa parceria de confiança e evitar futuros atrasos nos pagamentos. 

Leia também: Contrato de Prestação de Serviços: por que fazê-lo e que itens não podem faltar

Ofereça formas facilitadas de pagamento

Antes de contatar o cliente que está em débito com seu negócio, avalie todas as alternativas de ofertas que você pode negociar com ele. Independente do motivo da dívida, faça seu cliente perceber que você o valoriza e quer manter essa parceria.

Oferecer desconto, estender o prazo, parcelar o pagamento, são algumas soluções que você pode oferecer em contrapartida à quitação do débito. E manter uma boa relação e um sentimento positivo com o seu público. Mas, lembre-se de vincular tais ofertas a margens que sejam suficientes e saudáveis para o seu negócio. Nada de ficar no prejuízo com descontos ou prazos que prejudiquem o seu planejamento financeiro.

Seja sincero com seus clientes

Por melhor que seja a relação com seu cliente, por mais camarada que ele seja, vale sempre a máxima: amigos, amigos, negócios à parte. Portanto, seja honesto na hora de cobrar e exponha as reais consequências de não quitar as dívidas.

Por exemplo, aos consumidores que estão em atraso, lembre que isso pode acarretar em inclusão dos nomes deles em órgãos de proteção ao crédito, perdas de descontos e vantagens. Àqueles que, por algum motivo, se recusem a pagar, mostre os benefícios, promoções, ofertas exclusivas que irão perder por optarem pela inadimplência.

Tudo isso, sempre feito através de uma comunicação clara, franca, empática para manter uma relação positiva de parceria. 

Tenha uma consultoria jurídica 

Essa situação de inadimplência é muito delicada e pode não ser resolvida somente no diálogo. Dessa maneira, estar amparado juridicamente é importante, caso seja necessário. Nem sempre a habilidade em como cobrar um cliente é suficiente para que você receba o seu pagamento. E, em determinados momentos, é prudente recorrer a uma consultoria jurídica para que lhe ampare sobre as medidas cabíveis.

Seja porque tenha que recorrer ao Judiciário para receber o que lhe é devido, seja para avaliar maneiras legais como cobrar um cliente, a consultoria jurídica é uma grande aliada. Nesse sentido, a Corrêa Advogados Associados pode auxiliar no acompanhamento de uma negociação mais difícil, em dúvidas sobre métodos de cobrança ou até em uma ação judicial. A assessoria possui equipe especializada para resguardar os direitos da sua empresa e definir estratégias legais para garantir o seu ressarcimento. 

Fale conosco e conheça nossa Assessoria Jurídica Virtual

Não deixe de cobrar seu cliente

Por mais embaraçoso que seja ter que lembrar alguém de pagar as suas dívidas, essa tarefa, às vezes, se faz necessária. Muitas pessoas funcionam somente na pressão, nesse caso quando são chamadas a quitar o que devem.

Então, cobre. Insista. Use todos os artifícios que estiverem a seu alcance para receber o que é seu por direito. Seja por esquecimento ou má fé, faça a sua parte de alertar e notificar a pessoa sobre seus débitos.  E faça isso assim que identificar o atraso, não adie a cobrança. Pois, quanto mais tempo passar, maior a propensão de seu cliente não quitar a dívida.

A cobrança não pode ser vista como um tabu dentro da empresa, ela deve compor um dos processos financeiros e ser aliada para a saúde econômica do seu empreendimento.

Gostou das dicas que separamos para aplicar no seu negócio quando surgir a dúvida de como cobrar um cliente? Conte para a gente como você faz na sua empresa e se tem outras boas práticas que possam contribuir para esse momento tão delicado. Até a próxima!

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais.

Fale conosco e receba soluções jurídicas exclusivas