Consultoria jurídica para pequenas empresas: 4 vantagens para seu negócio

Consultoria jurídica para pequenas empresas

Com uma consultoria jurídica para pequenas empresas especializada todo gestor pode ter mais segurança na tomada de decisões nos seus negócios, além de ter uma atividade adequada às normas legais com prevenção de riscos.

É muito comum o empresariado buscar um advogado em última análise. Ou seja, quando tem necessidade, muitas vezes em decisões e soluções urgentes. Como, por exemplo, confecção de contratos, adequação às normas dos órgãos regulamentadores, ações judiciais, dentre outros.

Mas, quando essa procura por uma consultoria jurídica para pequenas empresas é realizada com antecedência e planejamento, evitam-se perdas financeiras e problemas futuros como o fechamento/extinção da empresa.

Para aqueles que ainda estão em dúvida como e quando procurar uma consultoria jurídica para pequenas empresas, separamos 5 vantagens para você se tornar um empreendedor eficiente e comprometido com seu negócio. Confira abaixo!

1→ Gestão do negócio e duração no mercado

Você sabia que o diferencial de uma empresa que a classifica como forte para encarar qualquer adversidade e evitar fechamento está intimamente associado à realizar um plano de negócio e fazer um bom planejamento de gestão.

Segundo o último Estudo de Sobrevivência das Empresas no Brasil, realizado pelo SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em 2020, 17% das empresas não fizeram nenhum planejamento de gestão de negócio e mais de 50% demoraram dois anos para fazê-lo.

Antes de abrir o negócio, apenas 42% dos gestores elaboraram formalmente um plano de negócios, colocando 58% que nem chegaram a planejar.

O que esses dados querem dizer? Que muitos deixam para depois o levantamento de  informações relevantes ao criar um negócio, dando margem para o surgimento de futuros problemas.  

Qual o risco disso? Pode ocasionar o fechamento rápido do negócio em qualquer momento de crise ou instabilidade. Outras situações para o fechamento podem envolver perda de propriedade intelectual, dívidas, faltas de documentações regulamentadas, ações trabalhistas, etc.

Com uma consultoria jurídica para pequenas empresas você pode estar mais alinhado aos propósitos de negócio da sua empresa e conta com uma equipe especializada agindo de forma preventiva e orientativa. 

2→ Antecipar riscos e planejamento estratégico

Com o auxílio de uma consultoria jurídica para pequenas empresas especializada você consegue mitigar riscos e ter um melhor planejamento estratégico. 

É possível avaliar vários cenários de riscos, antes da tomada de decisões para o seu negócio. 

Segundo, a pesquisa do Sebrae sobre sobrevivência das empresas 2020, 15,2 meses é o tempo médio de investimentos pelos empresários para planejar seu negócio antes de entrarem para o mercado. 

A grande maioria (29%) leva quase seis meses para pensar em planejamento. Muitos deixam de levantar informações relevantes para o seu negócio, correndo o risco de tomar decisões erradas.

46% das empresas sequer buscam ajuda jurídica para abertura do seu negócio. O resultado disso é uma gestão deficiente do negócio e, consequentemente, diminuição do tempo de vida da empresa.

Em 2020, 18% das empresas pesquisadas pelo Sebrae responderam que o fator contribuinte para o fechamento das empresas no Brasil é a falta de planejamento do negócio e 12% a falta de uma consultoria empresarial.

3→ Diminuir custos honorários advocatícios e economia empresarial

Um dos fatores preponderantes do investimento em uma consultoria jurídica para pequenas empresas está na economia. Isso porque, hoje uma consultoria jurídica empresarial costuma ter valores mais acessíveis do que os honorários advocatícios em casos esporádicos ou de ações judiciais. 

Quando uma empresa age em conformidade com a lei, com regulamentação de procedimentos e possui boas práticas de conduta trabalhista, evita o surgimento de processos judiciais.

Como falamos no post sobre a importância do registro de marca e como proteger sua empresa, a falta de registro de marca pode ocasionar um processo judicial por cópia, mesmo que a marca seja original da empresa. Sem comprovação jurídica é quase impossível retirar a multa ou ganhar uma ação judicial.

É preciso que as empresas estejam atentas às regras dos órgãos reguladores do mercado empresarial e, principalmente, promovam um espaço de trabalho com boas práticas, para que não sejam sujeitas a processos judiciais trabalhistas.

Com uma consultoria jurídica empresarial é possível avaliar desde regras trabalhistas, quanto regulamentações sanitárias, ambientais, etc.

4→ Menos custos com processos trabalhistas

Como falamos anteriormente, com uma  consultoria jurídica para pequenas empresas, os empresários podem compreender melhor questões legais e encargos que devem ser realizados pela empresa em caso de contratações e demissões de colaboradores. 

Sejam estas, por mudanças nas leis trabalhistas, quanto a processos judiciais advindos da falta de boas práticas na empresa com os colaboradores. 

A legislação trabalhista impõe vários encargos que devem ser realizados pelas empresas em processos contratuais e de demissão. Esses valores podem ser exorbitantes se não for dada importância a um planejamento rigoroso ao que prevê a lei. 

O resultado da escolha por uma consultoria jurídica será perceptível na economia, no reconhecimento da empresa no mercado, na oferta de empregos e na melhoria da gestão de pessoas. 

Por que devo procurar uma consultoria jurídica para pequenas empresas?

Em síntese, uma consultoria jurídica dá a possibilidade de ações preventivas em situações de perigo para a saúde da empresa. Além de possibilitar às empresas:

  • Manter o valor de marca da empresa relacionado ao que é ofertado, ao público atendido e a satisfação do cliente, em enxergar valor nos produtos e serviços entregues ao mercado;
  • Possibilitar uma gestão financeira e estratégica sem lacunas de processos judiciais ou desfalque com encargos, que gerem o fechamento da empresa;
  • Conhecimento e planejamento em situações de risco, evitando prejuízos e também desconhecimento do negócio;
  • Estar sempre atualizada sobre as constantes alterações dos órgãos reguladores;
  • Adequação da marca com registro e custos para efetivação no mercado;
  • Evitar processos trabalhistas e aumentar o entendimento das leis que regulamentam as relações de trabalho e o judiciário trabalhista;

Leia também: 5 fatos que você precisa saber sobre Assessoria Jurídica Empresarial

Para os empresários que buscam entender melhor como a consultoria jurídica para pequenas empresas é fundamental para o seu ramo de negócio, a Côrrea Advogados dispõe de Consultoria Jurídica para apoiar e esclarecer situações cotidianas do empresariado e suas tomadas de decisão. 

Entre em contato com nossa equipe e encontre a melhor solução para sua empresa! 

Gostou desse conteúdo? Compartilhe em suas redes sociais.

Últimos Posts

Fale com nossos especialistas

    Fale conosco e receba soluções jurídicas exclusivas